Os cânceres de pele são os mais incidentes no Brasil: todo ano, cerca 180 mil brasileiros são diagnosticados com a doença. Esse tipo de tumor ocorre devido ao crescimento anormal das células que compõem a pele e, por isso, podem originar diversos tipos de câncer de pele, como os melanomas e os não-melanomas.
Principais tipos de câncer e sintomas:
Os cânceres são separados conforme as estruturas do corpo que eles acometem:
Carcinoma Basocelular
O carcinoma basocelular é o tipo de câncer de pele mais comum, constituindo 70% dos casos – mas, felizmente, é o tipo menos agressivo. Ele leva esse nome por ser um tumor constituído de células basais, comuns da pele. O carcinoma basocelular pode apresentar apenas uma aparência levemente diferente da pele normal, sendo mais comum no rosto, pescoço e outras partes que ficam muito expostas ao sol. Ele se parece com uma protuberância (nódulo) que:
– Tem aparência perolada, como se fosse recoberto de cera;
– Pode ser branca, rosa claro, bege ou marrom;
– Sangra com facilidade;
– Se parece com uma ferida que não cicatriza;
– Pode formar crosta e vazar algum líquido.
Carcinoma Espinocelular
O carcinoma espinocelular é o segundo tipo mais comum de câncer de pele, sendo responsável por cerca de 20% dos tumores cutâneos não melanoma. Frequentemente, o carcinoma espinocelular cresce nas áreas mais expostas ao sol, como couro cabeludo e orelha, sendo mais predominante em pacientes com mais de 60 anos. As localizações mais comuns para o aparecimento do carcinoma espinocelular são as áreas expostas ao sol, sendo que 70% dos casos ocorrem sobre a cabeça (couro cabeludo e orelha), pescoço e dorso das mãos, e 15% desses tumores acometem os membros superiores. É comum na boca e pode ocorrer também nas membranas mucosas e genitais. Ele apresenta como uma mancha ou caroço (nódulo) que:
– Mostra sinais de dano solar na pele, como enrugamento, mudanças na pigmentação e perda de elasticidade;
- Cor avermelhada;
- Aparência mais endurecida, com descamação e crostas no local, podendo vazar algum líquido;
- Crescimento rápido (em geral meses);
– Se parece com uma ferida que não cicatriza.
Melanoma
O melanoma é tumor maligno originário dos melanócitos (células que produzem pigmento) e ocorre em partes como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais. As áreas mais comuns são o dorso para os homens e os braços e pernas para as mulheres. Os primeiros sinais e sintomas de melanoma são frequentemente:
– Uma mudança em uma mancha ou pinta existente;
– O desenvolvimento de uma nova mancha ou pinta bem pigmentada ou de aparência incomum em sua pele;
– Outras mudanças suspeitas podem incluir coceira, comichão, sangramento e a não cicatrização da área.
Fonte: