+55 11 3842 1692

R. Afonso Braz, 644, Conj. 44 | SP

Horário de atendimento

Segunda - Sexta: 9h às 18h

CRM

115643

Entre em contato

atendimento@jponcologia.com.br

Mamografia

Facebook
Twitter
LinkedIn

A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X específico, chamado mamógrafo. Serve para identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações – principalmente o câncer de mama.

O exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação. O estudo Swedish Two-County Trial of mammographic screening, feito com 133.065 mulheres durante quase três décadas, mostrou que a mamografia regular pode reduzir em 30% as mortes causadas por câncer de mama.

Tipos de mamografia

Existem dois tipos de aparelhos de mamografia: o convencional e o digital. Ambos utilizam o raio-X para a produção da imagem da mama. A diferença está na forma como ocorre a captação da imagem mamográfica.

Até o momento, os estudos não demonstraram diferenças significativas entre a mamografia digital e analógica, com relação à capacidade de detecção do câncer de mama para a população geral. No entanto, a mamografia digital parece ser mais precisa do que a mamografia convencional em mulheres mais jovens e com mamas densas.

Mamografia convencional

A mamografia convencional contém um filme que, após a exposição da mama ao raio-X, deve ser processado. A imagem da mama é armazenada no próprio filme e caso haja algum problema técnico com o filme, este terá que ser refeito.

Mamografia digital

A mamografia digital é o exame que utiliza um detector que transforma o raio-X em sinal elétrico e transmite para um computador. Tem muitas vantagens em relação à mamografia convencional, sendo a principal que a imagem mamográfica pode ser armazenada e recuperada eletronicamente.

Além disso, permite ao radiologista ajustar as imagens, no próprio monitor da estação de trabalho, realçando ou ampliando alguma área, para melhor analisá-la. Existem, ainda, softwares que auxiliam na detecção de lesões.

Com todas essas ferramentas, a mamografia digital requer menor repetição de imagens em relação à analógica, reduzindo assim a exposição à radiação.

Quando se deve fazer uma mamografia e com que idade?

A principal indicação da mamografia é para o rastreamento do câncer de mama. Nesse caso, a mamografia deve começar a ser feita anualmente a partir dos 40 anos, para mulheres em geral.

A mamografia também é indicada para:

Fins de diagnóstico, como na avaliação de alguma queixa clínica (dor, presença de nódulo palpável ou alterações na aparência da mama)

Avaliação de alteração encontrada em outros exames de imagem, como a ultrassonografia

Avaliação da mama masculina

Casos de câncer de mama na família

Porém, para aquelas que possuem casos de câncer de mama na família, em parentes de primeiro grau (mãe, irmã e/ou filha), o risco de câncer de mama pode ser maior que o da população geral. Nestes casos, a mamografia pode começar a ser feita 10 anos antes do caso mais precoce entre as parentes que tiveram a doença.

Por exemplo: se uma mulher descobriu um câncer de mama aos 40 anos, sua filha deve começar a fazer mamografias anualmente aos 30 anos.

Quando a mamografia não é indicada

A mamografia, porém, não é recomendada antes dos 25 anos porque a mama é mais susceptível à radiação nessa faixa etária. Mesmo mulheres que tiveram casos familiares muito cedo (aos 30 anos, por exemplo), devem esperar até os 25 para fazer a primeira mamografia. Antes disso, a indicação nesses casos são ultrassonografias.

Fonte: https://bit.ly/3j54JOY

Posts Relacionados

Como é a cirurgia para Câncer de Próstata?

Quando há indicação para a cirurgia do tumor prostático, o procedimento consiste em retirar a próstata. Já o tipo de cirurgia oncológica escolhida pelo(a)

Outubro Rosa

Este robô é capaz de detectar o câncer de mama em apenas 5 minutos A medicina e a tecnologia se uniram em

Por que um câncer se espalha?

A metástase acontece quando um câncer atinge outra parte do corpo, diferente da sua origem O câncer é uma doença crônica que

COPYRIGHT © 2019 Dr. Jefferson Pierre | CRM 115643 
Desenvolvido por Mamutt Design