A Cirurgia Robótica é uma inovação tecnológica que pode ser realizada em procedimentos cirúrgicos de variadas especialidades. Ela permite ao médico cirurgião manipular um robô de alta precisão através de um console de joystick, parecido com aqueles de videogames, trazendo mais segurança e melhorias aos procedimentos mais delicados.
O aparelho
Para realização de uma cirurgia robótica é necessário um aparelho específico chamado Da Vinci. Ele possui quatro braços, sendo que um deles carrega uma câmera, enquanto os outros três ficam livres para portar instrumentos cirúrgicos.
Devido a sua alta precisão, o robô Da Vinci é ideal para cirurgias que envolvam procedimentos cirúrgicos rem pequenos espaços e cavidades.
Como a cirurgia robótica funciona
A cirurgia é guiada por imagens fornecidas pela câmera introduzida no corpo do paciente. A câmera tem capacidade de ampliar em até dez vezes uma imagem, o que mantém a nitidez e a percepção de profundidade sem a necessidade de uma grande abertura no corpo do paciente em cirurgia, como acontece no método tradicional.
O médico controla o aparelho através dos consoles. O robô faz movimentos sincronizados de acordo com os movimentos do cirurgião, pois um sinal eletrônico é enviado para ele. Através da câmera, imagens em 3D são enviadas para o visor do aparelho, fazendo com que o médico fique ciente de tudo que está acontecendo.
Assim, o cirurgião realiza o procedimento a partir de um de mesa de controle, a uma certa distância do paciente. Ao passo que o médico move as mãos e os dedos, o robô reproduz seus movimentos dentro do corpo do paciente., de modo sincronizado. Além disso, se o médico tirar o rosto da tela de controle, o robô para automaticamente.
É importante ressaltar que sempre há a presença de um outro médico no procedimento, que fica junto ao paciente para uma eventual necessidade.
Vantagens da cirurgia robótica
A cirurgia robótica é um procedimento ainda pouco conhecido no Brasil, mas ela possui inúmeras vantagens:
· Devido a ampliação das imagens proporcionadas pela câmera do robô, o cirurgião tem maior visibilidade da área, pois a exposição de toda estrutura do paciente e vasos sanguíneos é mais clara.
· Por ser uma cirurgia menos invasiva, com movimentos delicados, as estruturas vitais do paciente são mais facilmente preservadas.
· Pós-operatório é mais tranquilo, sem complicações e com recuperação mais rápida.
· Menos tempo com dreno e menor probabilidade de infecção.
· O risco de hemorragias é praticamente extinto, já que o sangramento se torna mínimo.
· Período de internação é mais curto.