O linfedema, ou contenção de líquido pode acontecer durante o tratamento oncológico e não existe uma maneira segura de preveni-lo quando relacionado ao câncer, mas existem maneiras de diminuir o risco e a chance de piorar. Vamos conhecê-las:
· Consultas médicas regulares
Elas devem incluir o rastreamento para linfedema e realizar comparativos entre as medidas da circunferência dos membros para oferecer um parâmetro se existe aumento ou diminuição de edemas.
· Comunique alterações ao médico
Após a cirurgia oncológica você começará a reconhecer as alterações na região afetada do seu corpo. Comunique ao seu médico se notar qualquer mudança na sua pele.
· Mantenha um peso saudável
Sabe-se que pacientes obesos têm maior risco para linfedema. Converse com seu médico a respeito e descubra o seu peso ideal ou como alcança-lo, reduzindo assim o seu risco.
· Exercícios
Alguns tipos de exercício auxiliam na redução do risco de linfedema e outros podem ajudar a melhorá-lo já que o uso da musculatura também auxilia a circulação do líquido linfático. Lembre-se de consultar seu médico sobre quais exercícios são aconselháveis para você.
· Fique atento aos sinais da inflamação
Fique atento à sinais como vermelhidão na pele, calor local, febre, dor e sintomas parecidos com os de gripe. Comunique imediatamente seu médico caso perceba a presença de, no mínimo, três desses sintomas.
A celulite pode provocar ou agravar o linfedema.
· Evitando a pressão ou constrição
A constrição ou compressão do braço ou perna pode aumentar a pressão dos vasos sanguíneos e linfáticos próximos e isso pode levar ao aumento de líquido e do edema. Alguns profissionais associam esse fato ao início do linfedema.
· Dicas se o braço apresentar linfedema
– Não use nada que aperte seu braço, antebraço e pulso. Certifique-se de que a roupa de compressão se encaixa bem e é usada corretamente.
– Não carregue malas, bolsas e sacolas penduradas no ombro.
– Use um sutiã com alças acolchoadas e com folga.
– Não deixe medirem sua pressão arterial no braço afetado. Se ambos os braços estiverem afetados, a pressão arterial pode ser medida na perna.
· Dicas se a parte inferior do corpo ou perna apresentar linfedema
– Use roupas largas e evite peças que façam pressão em torno da cintura, pernas ou órgãos genitais, como roupas íntimas ou calças com faixas elásticas apertadas.
– Use sapatos fechados e bem ajustados, ao invés de sandálias ou chinelos.
– Mantenha seus pés limpos e secos e use meias protetoras macias.
– Tente não ficar em pé ou se sentar em um lugar por muito tempo (mais de 30 minutos).
– Use roupas de compressão caso seja orientado pelo seu médico.
Fonte: Oncoguia