Diversos fatores estão relacionados ao aparecimento do câncer em pessoas com idades mais avançadas como, por exemplo, o declínio funcional do organismo, o acúmulo de maus hábitos ao longo da vida, como má alimentação, sedentarismo, consumo de cigarros e bebida alcóolica, entre outros.
Embora as estatísticas apontem os números na população em geral, alguns tumores são mais frequentes em pessoas com mais idade. São eles:
1 – Câncer de pele não-melanoma
O câncer de pele não-melanoma é um dos mais frequente entre idosos, principalmente por causa dos vários anos de exposição ao sol, já que geralmente esse tipo de tumor ocorre nas áreas que ficam expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas.
2 – Câncer de próstata
Depois do câncer de pele, esse é o tipo de câncer mais incidente em homens acima de 65 anos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 75% dos casos registrados mundialmente ocorrem em homens a partir dessa idade. O tumor localiza-se na pequena glândula entre a bexiga e a pélvis, que é responsável pela produção do fluido seminal.
3 – Câncer de estômago
Esse tipo de tumor atinge mais frequentemente homens que mulheres, por volta de seus 60-70 anos de idade.
Alguns fatores também estão relacionados a incidência do câncer de estômago, como obesidade, consumo excessivo de álcool e de sal e o tabagismo.
4 – Câncer de mama
O risco de câncer de mama aumenta conforme o avanço da idade e, de acordo com o INCA, quatro a cada cinco casos ocorre após os 50 anos.
Por isso, é fundamental que a mulher, em qualquer idade, faça o auto exame da mama e realize, a partir dos 50 anos, os exames de mama regularmente.
5 – Tumor de cólon e reto
O tumor de cólon e reto é mais comum em pessoas acima dos 50 anos. É aconselhável que pessoas a partir dessa idade realizem periodicamente exames que descartem a presença desse tipo de tumor, como uma endoscopia. Em estágio inicial, esse tipo de câncer não costuma apresentar sintomas, mas conforme ele avança pode dar alguns sinais, como dores ao evacuar, sangue nas fezes, dores abdominais e mudanças intestinais.
É importante que é em qualquer idade os exames de rotina sejam mantidos em dia, pois a prevenção é o melhor caminho.