O PET Scan é um exame de diagnóstico diferente de outros exames de imagem, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética. Ele é um exame de tomografia computadorizada por emissão de pósitrons e é comumente utilizado para detectar o câncer precocemente.
Esse exame é indicado para casos de investigação, diagnóstico e acompanhamento de cânceres de pulmão, de colón, reto, linfomas e doenças imunoproliferativas. O PET Scan está disponível tanto para paciente particulares e com convênio, quanto para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Esse exame permite que seja visualizado problemas a nível celular através da emissão de radiação, isto é, ele verifica a atividade metabólica das células e identifica o câncer precocemente.
O exame também pode ser realizado para ajudar nos seguintes procedimentos:
· Detectar problemas neurológicos, como a epilepsia e demências;
· Verificar problemas cardíacos;
· Monitorar a evolução do câncer;
· Monitorar resposta à terapia;
· Identificar processos metastáticos.
Ele ainda é capaz de determinar o diagnóstico e definir prognóstico, ou seja, as chances de melhora ou piora do paciente.
O exame não possui contraindicações, sendo não aconselhado apenas para mulheres grávidas ou que estão amamentando, uma vez que a radiação pode afetar o bebê.