Muitas vezes, os sinais que a criança e adolescente podem apresentar são comuns a diversas doenças pediátricas, inclusive menos graves que o câncer, e por isso merecem ainda mais atenção dos responsáveis e profissionais da saúde que irão conduzir esse paciente ao diagnóstico correto.
Principais sintomas:
· Leucocoria (reflexo branco na pupila)
· Estrabismo que surge de repente
· Fraturas, sem traumas
· Dores persistentes nos ossos, articulações, costas
· Equimoses não associadas a traumas
· Aumento de volume de qualquer região do corpo, principalmente não associada a dor ou febre
· Dor de cabeça persistente e alterações no equilíbrio, fala, além de perda de habilidades já adquiridas
· Sinais precoces de puberdade
· Febre prolongada, emagrecimento repentino, palidez
Esses são alguns dos sintomas recorrentes nos principais tipos de tumores que acometem crianças e adolescentes. Sempre que algo diferente for notado, deve-se procurar atendimento médico e investigar as causas para um diagnóstico correto e preciso.
Tratamentos
O tratamento será definido com base no estadiamento da doença. As principais vias são a cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia.
Alguns tipos de câncer podem ser tratados com doses elevadas de quimioterapia e transplante de célula-tronco e outras opções terapêuticas mais recentes, como a terapia alvo e a imunoterapia também têm se mostrado eficientes para o tratamento de alguns tipos de cânceres nesse grupo.
Na maioria das vezes, as crianças respondem bem ao tratamento com quimioterapia e seus organismos geralmente se recuperam mais rapidamente de altas doses do que de adultos. Apesar dos efeitos colaterais, na medida do possível, pode-se equilibrar a necessidade do tratamento intensivo com a qualidade de vida do paciente durante esse processo.
Por fim, é muito importante que a criança possa receber tratamento em centros especializados onde outras crianças também estejam sendo tratadas. Esse processo é diferente entre crianças e adultos e deve incluir o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, atendendo as necessidades especiais dessa faixa etária.