Muitas são as dúvidas quanto às próteses de silicone e sua relação com a incidência de câncer de mama. Dentre as perguntas que mais recebo em meu consultório estão:
As próteses causam câncer de mama? Como é feito o exame para detectar o câncer de mama em mulheres que tem prótese de silicone? Quem já teve câncer de mama pode colocar prótese?
Para responder a esses questionamentos, primeiramente devemos lembrar que existem diferentes tipos de próteses mamárias. Elas variam em formas, tamanhos e materiais e, além da questão estética, hoje também são importantes aliadas no cuidado da auto estima de mulheres que passaram pelo tratamento de câncer de mama.
É fundamental que a cirurgia para a implantação das próteses utilizadas seja realizada por um médico especializado e que a prótese esteja de acordo com os critérios de qualidade e sejam aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Relação entre prótese e câncer
As próteses causam câncer de mama?
É importante ressaltar que atualmente existem, sim, uma correlação entre as próteses de silicone texturizadas com um tipo de linfoma de células gigantes anaplásicas. Os números reportados foram muito reduzidos, em relação ao número de mulheres que possuem prótese.
Assim, caso a mulher opte por próteses texturizadas, a orientação é que ela faça um monitoramento regular das mamas com um médico mastologista.
Esse tipo de linfoma, quando detectado precocemente, tem um potencial de 100% de cura e é considerado um tipo muito raro.
Como é feito o exame para detectar o câncer de mama em mulheres que tem prótese de silicone?
Mulheres com prótese podem realizar mamografia para detectar o câncer de mama, no entanto, pode ser que ela também realize outros exames como ressonância para as mamas e ultrassonografia mamaria, caso seja necessário.
É importante comunicar ao técnico radiologista sobre a existência das próteses no ato do exame.
Quem já teve câncer de mama pode colocar prótese?
Sim, quem já teve câncer de mama pode colocar próteses mamarias.
Após o tratamento, muitas mulheres buscam fazer a reconstrução mamária, remodelando os seios e recuperando sua forma. Dentre as opções para reconstrução, está o implante mamário.
A mulher deve conversar bastante com seu médico e tirar todas as dúvidas sobre os riscos e benefícios da reconstrução mamária.