A quimioterapia e radioterapia têm como papel fundamental destruir as células cancerosas, impedindo que elas cresçam e se multipliquem. O problema é que o medicamento acaba afetando células sadias, causando assim os efeitos colaterais.
Por isso, separei alguns sintomas da químio e a rádio e como aliviá-los.
Náuseas e vômitos – Atualmente, já é possível controlar esse mal-estar. Os antieméticos são medicamentos utilizados na prevenção e controle desses sintomas.
Mucosite – A mucosite é uma inflamação da parte interna da boca e da garganta semelhante às aftas e que pode levar a úlceras dolorosas e feridas nessas regiões. Uma dica importante para aliviar as feridas é fazer bochechos diários com bicarbonato de sódio em água fervida (aplicando à temperatura ambiente). Além disso, mantenha os lábios lubrificados com cremes à base de vaselina ou cacau.
Anemia e fadiga – Para tratar a fadiga ocasionada pelo tumor, a dica fundamental é fazer exercícios aeróbicos diários de baixa intensidade, com 30 minutos de duração. Mas certifique-se com seu médico sobre essa possibilidade.
Conversas e apoio também ajudam a superar efeitos colaterais.
O melhor a ser feito é conversar com as pessoas do seu cotidiano e ter paciência para esperar os efeitos do tratamento cederem. O importante é levar em conta que a grande maioria dos efeitos colaterais desaparecerá com o término do tratamento.
Enquanto isso é fundamental contar com uma equipe médica de confiança para indicar as melhores maneiras de aliviar os sintomas, bem como fazer o acompanhamento necessário durante todo tratamento.
Fonte: