+55 11 3842 1692

R. Afonso Braz, 644, Conj. 44 | SP

Horário de atendimento

Segunda - Sexta: 9h às 18h

CRM

115643

Entre em contato

atendimento@jponcologia.com.br

Câncer de Colo de Útero é um tumor evitável

Facebook
Twitter
LinkedIn

A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papilomavírus humano (HPV). A transmissão da infecção pelo HPV ocorre por via sexual, presumidamente através de abrasões microscópicas na mucosa ou na pele da região anogenital. Consequentemente, o uso de preservativos (camisinha) durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer através do contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal.

A principal forma de prevenção, entretanto, é a vacina contra o HPV.

A vacina contra o HPV combate algumas formas de cânceres. Essa afirmação se consolida nos indicativos entre a presença do vírus, suas propriedades biológicas, tanto de replicação quanto de permanência nos indivíduos infectados, sua forma de propagação entre humanos e sua alta taxa de associação ao desenvolvimento de tumores.

Nos tumores de colo de útero, o material do vírus HPV deve ser encontrado em sua esmagadora maioria (>95 % dos tumores). Em outros tumores, vaginal, vulva, anus, pênis, região da cabeça e pescoço, essa detecção varia bastante, mas com taxas sempre altas (> 50 % em todos).

O câncer de colo de útero se caracteriza como uma doença crônica, silenciosa e de progressão, na imensa maioria das vezes, sequencial. Isso significa que algumas condições patológicas, lesões no epitélio do colo do útero, são anteriores ao desenvolvimento do tumor. Essas lesões são classificadas progressivamente conforme padrões de comprometimento do tecido, maior lesão, em grau de lesões. Existem três categorias, ou grau de lesão.

Assim, neutralizando a infecção pelo vírus, impedimos o surgimento dos tumores. Falando em outros tipos malignos em diferentes regiões anatômicas, e tendo o postulado da presença viral como agente causador da doença em comum nesses diferentes tumores, o mesmo efeito protetor se torna diretamente correlato ao demonstrado para colo de útero.

Desta forma, é crucial que jovens se imunizem, independentemente de seu sexo. Essa vacina, assim como a vacina de Hepatite B, visa combater uma doença neoplásica. Doenças neoplásicas afetam não só o paciente, mas a família como um todo. As mães representam a vida. Uma família afetada com a magnitude de perda maternal muitas vezes fica sem seu chão, sendo abalado todo universo familiar.

Posts Relacionados

Como é a cirurgia para Câncer de Próstata?

Quando há indicação para a cirurgia do tumor prostático, o procedimento consiste em retirar a próstata. Já o tipo de cirurgia oncológica escolhida pelo(a)

Outubro Rosa

Este robô é capaz de detectar o câncer de mama em apenas 5 minutos A medicina e a tecnologia se uniram em

Por que um câncer se espalha?

A metástase acontece quando um câncer atinge outra parte do corpo, diferente da sua origem O câncer é uma doença crônica que

COPYRIGHT © 2019 Dr. Jefferson Pierre | CRM 115643 
Desenvolvido por Mamutt Design