Câncer de Testículo

Alguns homens não apresentam qualquer sintoma e a doença pode ser diagnosticada durante a realização de exames para outros problemas de saúde. Às vezes, a doença pode ser descoberta por exames de imagem feitos para diagnosticar, por exemplo, a causa da infertilidade.

Se você tiver algum desses sinais ou sintomas consulte um médico sem demora. Muitos destes sintomas são mais propensos a serem causados por outras doenças, mas se a causa for um tumor, quanto mais cedo você obter o diagnóstico e iniciar o tratamento, mais eficaz será o tratamento.

Os principais sintomas do câncer de testículo são:

• Nódulo ou inchaço no testículo. Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo em um dos testículos ou podem perceber o testículo aumentado ou inchado. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso. Os homens com câncer de testículo podem notar uma sensação de peso ou dor abdominal ou no escroto.

• Crescimento ou dor na mama. Em casos raros, os homens com câncer de células germinativas notam a região mamária dolorida ou aumentada. Este sintoma ocorre porque certos tipos de tumores de células germinativas secretam altos níveis do hormônio gonadotrofina coriônica (HCG), que estimula o desenvolvimento da mama.

• Puberdade precoce. Alguns tumores de células de Leydig e de Sertoli podem produzir andrógenos (hormônios sexuais masculinos). Os tumores produtores de andrógenos não provocam quaisquer sintomas específicos em homens, mas em meninos podem provocar sinais de puberdade, como o crescimento de pelos faciais e corporais em uma idade precoce.

Sintomas do Câncer de Testículo Avançado:

Mesmo se a doença esteja disseminada para outros órgãos, muitos homens podem não apresentar sintomas de imediato. Mas, alguns homens podem ter sintomas como:

• Dor na parte inferior das costas pode ser um sinal de que o câncer se disseminou para os gânglios linfáticos no abdome.
• Falta de ar, dor torácica, tosse ou até mesmo expectorar sangue podem se apresentar se a doença se disseminou para os pulmões.
• Dor abdominal, devido aos linfonodos aumentados ou metástases para o fígado.
• Dores de cabeça ou confusão, devido a disseminação do câncer para o cérebro.

Fonte: https://bit.ly/2Vwmw6A