Metástase é quando o câncer se dissemina para outras áreas do corpo, diferente do câncer localmente avançado, que é aquele que se disseminou apenas para os tecidos adjacentes ou linfonodos.
Câncer metastático
A palavra “metastático” pode parecer confusa, mas o termo metástase se refere apenas quando as células cancerígenas se disseminam e formam um novo tumor em um órgão longe do sítio primário. Esse tumor é denominado metastático e suas células são originárias e mantém as características das células do tumor do sítio original.
Tratamento do câncer metastático
O tratamento depende do tipo de câncer, das opções de tratamento disponíveis e das preferências individuais de cada paciente. Também depende da idade, estado geral de saúde, tratamento realizados, além de outros fatores. Os tratamentos para o câncer metastático incluem cirurgia, quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia e radioterapia.
Objetivos do tratamento
Para muitos pacientes, o objetivo do tratamento é curar a doença. Entretanto, com câncer metastático, a cura da doença pode não ser uma meta realista. Nestes casos, o objetivo do tratamento é ajudar o paciente a viver da melhor maneira pelo maior tempo possível. Esse objetivo pode ser dividido em 4 partes:
• Ter o mínimo possível de efeitos devido ao câncer.
• Ter o mínimo possível de efeitos colaterais do tratamento do câncer.
• Ter a melhor qualidade de vida.
• Viver o maior tempo possível com a doença.
O tratamento para o câncer metastático pode ajudar o paciente a viver mais e a se sentir melhor, porém fazer o tratamento é sempre uma decisão individual.
O câncer metastático pode ser tratado, mas a situação de um paciente com a doença é similar a de alguém com uma doença crônica. Essas doenças podem ser tratadas, mas não curadas.
Lidando com as emoções e as mudanças no estilo de vida
Lidar com as emoções e os desafios do estilo de vida é uma parte importante de viver com o câncer metastático. As formas de gerenciamento incluem:
• Aprender sobre metástases. Você pode querer saber tudo sobre o tema ou apenas informações básicas.
• Falar com um especialista. Conversar com outro profissional de saúde, como psicólogo, psiquiatra ou assistente social sobre o seu caso.
• Controlar o estresse. Desde o planejamento antecipado até a meditação e a ioga, existem muitas opções para ajudar a diminuir o nível de estresse.
Fonte: https://bit.ly/2DHbKBM