Hemorroidectomia

O que é?
A hemorroidectomia é a cirurgia para tratamento das hemorroidas. Para isso, há técnicas de ressecção, grampeamento e desarterialização.

Indicações
A hemorroidectomia trata os sintomas causados pela doença hemorroidária. O tratamento cirúrgico é geralmente indicado nas seguintes situações:

• Falha com o tratamento clínico;
• Hemorroida interna, em que a ligadura elástica não é suficiente ou contraindicada;
• Hemorroidas externas com trombose de repetição;
• Prolapso que gere sintomas que interfiram na qualidade de vida;
• Sangramento persistente e que ocasione anemia;
• Necrose;
• Inchaço acentuado às evacuações;
• Dor crônica;
• Busca por melhora estética.

As contraindicações para hemorroidectomia são:

• Abscesso;
• Gangrena local extensa;
• Estenose anal;
• Incontinência fecal (relativa);
• Doença de Crohn anal (relativa);
• Imunossupressão grave;
• Contraindicações de ordem anestésica e distúrbios de coagulação.

Exames pré-operatórios
Pacientes com menos de 40 anos e sem comorbidades precisam apenas de exames de sangue. Acima de 40 anos, costuma-se solicitar eletrocardiograma. O raio-x do tórax e outros exames são solicitados de acordo com a necessidade. Para a maioria dos casos, é necessária uma sigmoidoscopia.

Preparo para o exame
Há que se disponibilizar um período para a recuperação, que varia de 5 a 15 dias caso a caso. O jejum é de 8 horas para alimentos sólidos e 4 horas para água. É necessária uma consulta prévia com o médico anestesiologista. Recomenda-se que realize a cirurgia com profissional especializado e habilitado (coloproctologista). Alguns médicos orientam a realização de um fleet enema via retal algumas horas que antecedem o procedimento.

Como é feita
O método mais utilizado consiste na ressecção (remoção) dos mamilos hemorroidários. A posição do paciente na mesa cirúrgica pode ser em decúbito ventral (barriga para baixo) ou em posição ginecológica. Há profissionais que se utilizam de bisturis elétricos, outros do bisturi comum. O fechamento (sutura) ou não da anoderma também é de preferência do cirurgião.

Atualmente há também a técnica do PPH (ressecção da mucosa do reto distal com suspensão das hemorroidas por grampeamento). Utiliza-se de um grampeador que promove uma sutura mecânica com grampos metálicos. Esta técnica está indicada para grandes prolapsos, com acometimento de grande parte da circunferência do ânus. Tem a vantagem de ser menos dolorosa.

O TDH (Desarterialização das Hemorroidas Guiadas Por Doppler) é indicado somente para hemorroidas internas, e ainda carece de maior experiência quanto aos seus resultados. O procedimento é realizado com um anuscópio, que é uma haste flexível da espessura de um centímetro que contém um ultrassom (Doppler), para auxiliar o cirurgião a identificar a artéria. Por meio do Doppler, o cirurgião consegue observar as artérias do paciente por meio de uma tela. É feita então uma ligadura na artéria afetada, reduzindo o fluxo sanguíneo na hemorroida.

Tipo de anestesia
A anestesia pode ser local com sedação ou loco-reginal (raquianestesia).

Duração do procedimento?
Em torno de 30 minutos de ato operatório.

Recuperação do paciente
Isso depende muito de quanto é necessário remover das hemorroidas. As hemorroidectomias extensas são mais dolorosas e de recuperação mais lenta. A qualidade do cirurgião e sua técnica aplicada também fazem muita diferença.

Fonte: https://bit.ly/3hnOlYG