Hérnia Umbilical

O que é Hérnia umbilical?
Hérnia umbilical (CID 10 – K42) é uma protuberância anormal que pode ser vista ou sentida na região do umbigo. Esse tipo de hérnia se desenvolve quando uma porção do revestimento do abdômen, de parte do intestino e/ou fluido do abdômen se acumula através do músculo da parede abdominal.

Causas

Não se sabe ao certo porque a hérnia umbilical se forma em crianças. Em adultos, muita pressão abdominal pode causar uma hérnia umbilical. As possíveis causas em adultos incluem:

• Obesidade
• Gestações múltiplas
• Líquido na cavidade abdominal (ascite)
• Cirurgia abdominal anterior.

Fatores de risco

Para os adultos, o excesso de peso ou gestações múltiplas podem aumentar o risco de hérnia umbilical. Este tipo de hérnia tende a ser mais comum em mulheres na faixa dos 50 ou 60 anos.

Sintomas
O sintoma principal será o mesmo inchaço ou protuberância perto da área do umbigo.

• Diagnóstico e Exames
• Buscando ajuda médica

Diagnóstico de Hérnia umbilical
O diagnóstico de hérnia umbilical geralmente é feito apenas observando a aparência do umbigo. Para verificar a forma e tamanho da hérnia, o médico ou médica pode apertá-la e puxá-la.

Cirurgia de hérnia umbilical

Para os adultos, a cirurgia é normalmente recomendada para evitar possíveis complicações – especialmente se a hérnia umbilical fica maior ou se torna dolorosa.

Durante a cirurgia, uma pequena incisão é feita na base do umbigo. O tecido da hérnia é retornado para a cavidade abdominal e a abertura é costurada. Em termos gerais, o tratamento cirúrgico em adultos deve incluir o implante de uma prótese (tela) para reforço da área fragilizada.

Em geral, somente o procedimento cirúrgico é eficaz para tratar a hérnia. Qualquer outro recurso poderá, no máximo, atenuar os sintomas. Sem o tratamento adequado, a doença tende a progredir e corre o risco de exigir cirurgia de urgência.

Convivendo (prognóstico)
Complicações possíveis

Os adultos com hérnia umbilical são um pouco mais propensos a experimentar o encarceramento ou obstrução dos intestinos. A cirurgia de emergência é normalmente necessária para o tratamento destas complicações.

Hérnia umbilical tem cura?
Uma vez que a hérnia está fechada, é pouco provável que reapareça. No entanto, o risco de recorrência é aumentado em pacientes que têm infecções no local após a cirurgia.

Não é possível prevenir o aparecimento de hérnia umbilical.

Fonte: https://bit.ly/3kid7u8