+55 11 3842 1692

R. Afonso Braz, 644, Conj. 44 | SP

Horário de atendimento

Segunda - Sexta: 9h às 18h

CRM

115643

Entre em contato

atendimento@jponcologia.com.br

HIPEC em Tratamento de Câncer

Facebook
Twitter
LinkedIn

HIPEC é a sigla em inglês utilizada para o tratamento de “Quimioterapia Hipertérmica Intraperitoneal/Intrapleural” (Hiperthermic Intraperiotenal Chemoterapy).

O HIPEC é aplicado logo após a cirurgia citorredutora, abreviada como CRS. A CRS é uma cirurgia complexa que consiste na ressecção cirúrgica do(s) tumor(es) associada ao uso de quimioterapia a temperatura de aproximadamente 41,6ºC no interior da cavidade abdominal do paciente. O tratamento HIPEC se tornou uma opção promissora de tratamento para tumores que até poucos anos eram inexoravelmente fatais e não respondiam eficientemente a nenhum tratamento.

Em comparação a outras técnicas de tratamento, o HIPEC possibilita uma concentração de quimioterápico muito maior para atingir as células. Além disso, sabe-se que o quimioterápico, quando aplicado diretamente no local, possui uma ação muito mais efetiva do que se aplicado via endovenosa. Algumas das drogas utilizadas no procedimento HIPEC chegam a ser dez vezes mais potentes. Outro ponto muito benéfico é a associação à hipertermia (calor), que potencializa ainda mais os efeitos, pois uma temperatura elevada é citotóxica, ou seja, tóxica para as células comprometidas. Esses são apenas alguns dos benefícios que o tratamento HIPEC possibilita aos pacientes, sendo o efeito mais significativo.

Tratamento

O tratamento HIPEC é indicado em pacientes diagnosticados com tumores potencialmente passíveis de citorredução, apresentando risco de recorrência após a cirurgia de retirada do tumor. É também indicada quando há presença de disseminação do câncer peritoneal passível de citorredução, em conjunto com a retirada do tumor primário, ou após recorrência.

O tratamento é realizado com o objetivo de curar o paciente. No entanto deve-se ressaltar que a carcinomatose peritoneal é um câncer altamente agressivo que, em alguns casos, pode ocorrer após a intervenção.

Quem pode receber?

Nem todos os pacientes são elegíveis para o tratamento com CRS e HIPEC. A indicação depende de fatores como idade, condições gerais do paciente, origem da carcinomatose e gravidade da doença no momento do diagnóstico.

Embora nem todos os pacientes possam ser tratados, em geral, o tempo de sobrevida pode ser aumentado em anos em vez de meses. O prognóstico pode ser influenciado por vários fatores, como: – Origem e extensão da malignidade ao diagnóstico – Possibilidade de matar todas as células tumorais visíveis durante a cirurgia – Condições do paciente.

A intervenção para o tratamento é realizada com anestesia geral e geralmente dura de 3 a 9 horas, mas em alguns casos, pode levar muito mais tempo.

Apesar da complexidade deste procedimento esta intervenção é considerada segura. A taxa de mortalidade por complicações do tratamento é inferior a 3%, bem mais favorável do que outras cirurgias de alto risco.

Após o tratamento, o paciente precisa ficar hospitalizado num período que varia de 2 a 4 semanas.

Fonte:

https://bit.ly/30dvtCK

Posts Relacionados

Como é a cirurgia para Câncer de Próstata?

Quando há indicação para a cirurgia do tumor prostático, o procedimento consiste em retirar a próstata. Já o tipo de cirurgia oncológica escolhida pelo(a)

Outubro Rosa

Este robô é capaz de detectar o câncer de mama em apenas 5 minutos A medicina e a tecnologia se uniram em

Por que um câncer se espalha?

A metástase acontece quando um câncer atinge outra parte do corpo, diferente da sua origem O câncer é uma doença crônica que

COPYRIGHT © 2019 Dr. Jefferson Pierre | CRM 115643 
Desenvolvido por Mamutt Design