Hipersonia em pacientes oncológicos

Os tratamentos com medicamentos (quimioterapia, terapia alvo, hormonioterapia), cirúrgicos e radioterápicos podem provocar efeitos colaterais que variam de paciente para paciente dependendo de múltiplos fatores, podendo ser diferentes quanto a intensidade e duração.
Alguns pacientes poderão apresentar efeitos colaterais mais severos, outros mais leves ou mesmo não apresentar qualquer efeito colateral.

Hipersonia

Hipersonia ou sonolência diurna excessiva é uma condição na qual o paciente pode sentir muito sono durante o dia ou pode querer dormir mais tempo durante a noite.

Embora a hipersonia e a fadiga sejam semelhantes, não são a mesma coisa. A fadiga envolve sentimentos de cansaço e falta de energia, mas esses sintomas não são aliviados pelo sono. Ao contrário de hipersonia, a fadiga não está associada ao sono diurno excessivo e a incapacidade de permanecer acordado.

Manejo

Se possível, a hipersonia é tratada com o diagnóstico e tratamento da causa. Muitas vezes, a hipersonia relacionada à quimioterapia melhora com o término do tratamento.

Dicas que podem ajudar a manejar a hipersonia:

•   Dormir algumas horas a mais à noite para evitar sonolência excessiva durante o dia;
•   Se possível, fazer exercícios durante a manhã ou no começo da noite;
•   Realizar atividades prazerosas que requerem atenção total;
•   Tentar dormir e acordar na mesma hora todos os dias;
•   Sair da cama ao acordar;
•   Evitar alimentos pesados que o deixe sonolento;
•   Evitar bebidas alcoólicas e cafeína.

Síndrome de Sonolência

A síndrome de sonolência é um tipo de hipersonia associada à radiação do crânio. Os sintomas da síndrome de sonolência incluem sonolência excessiva, períodos prolongados de sono, dores de cabeça, febre, perda de apetite, náuseas, vômitos e irritabilidade. Os sintomas da síndrome geralmente surgem de três a 12 semanas do final do tratamento radioterápico e pode durar de poucos dias a várias semanas.

Pesadelos

Os pesadelos e sonhos assustadores geralmente acordam o paciente. A maioria das pessoas tem pesadelos esporadicamente, mas sua frequência pode aumentar após o diagnóstico de câncer ou mesmo durante o tratamento. Pesadelos frequentes podem levar ao medo de dormir, sono agitado e sonolência diurna.

Os pesadelos frequentes ou contínuos causam ansiedade ou impedem de dormir bem. Nesse caso, converse com o médico ou procure ajuda de um psicólogo.

Fonte: https://bit.ly/2CCiMYc