Julho Verde – Mês de prevenção do Câncer de cabeça e pescoço

Julho é o mês dedicado a prevenção do câncer de cabeça e pescoço e diferente do que muitas vezes se pensa, suas principais causas podem ser evitadas.

Esse tipo de tumor tem se tornado cada vez mais frequente no Brasil e já alcança a terceira posição entre os mais recorrentes entre os homens, principalmente por estar associado ao hábito de fumar e consumir álcool.

Estima-se que só esse ano, o país deve registrar cerca de 40 mil novos casos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA.

Fatores evitáveis

Nos últimos anos, o número de tabagistas vem diminuindo no Brasil, graças as campanhas de conscientização sobre os malefícios do cigarro, o aumento dos impostos sobre o produto e as novas leis de restrições de consumo em locais públicos fechados.

No entanto, ainda há uma boa parte da população que fuma e se encontra mais propensa a desenvolver câncer de cabeça e pescoço. Vale ressaltar que somado ao consumo de tabaco está a ingestão de álcool, que potencializa ainda mais os efeitos do cigarro no organismo.

Outro fator causador e que vem aumentando consideravelmente no Brasil é a infecção pelo vírus HPV, responsável por grande parte dos tumores de colo de útero.

Entre os tumores de cabeça e pescoço que esse tipo de vírus pode causar estão: câncer de orofaringe, garganta, amígdala, entre outros. No Brasil, a vacina contra o HPV é gratuita para meninos e meninas pela rede pública.
Principais Sintomas

Os sintomas mais comuns observados nesses tipos de tumores são:

Feridas na região da boca, lábio ou língua que não cicatrizam por mais de 2 semanas
Rouquidão
Caroço no pescoço
Dificuldade para engolir
Mau hálito persistente

Diagnóstico

Um dos maiores problemas relacionados a esse tipo de câncer é que seu diagnóstico, geralmente, acontece tardiamente, o que diminui as chances de sucesso do tratamento e, consequentemente, a cura do câncer. Muitas vezes, também, o paciente fica com sequelas, como perda da capacidade de falar e deglutir.

Tratamento

É importante frisar que o tratamento para esses tipos de tumores deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, como médico oncologista, cirurgião, radioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, dentista, entre outros profissionais especializados para tratar as diferentes patologias decorrentes do tumor.

O câncer de cabeça e pescoço é um câncer complexo e que exige o máximo de cuidado e orientação dos diversos profissionais citados para que seja possível afetar minimamente a qualidade de vida do paciente.

A doença pode ser tratada de diversas formas, de acordo com o caso e a forma como se manifesta. Há situações em que a cirurgia é o tratamento mais indicado e em outros casos a radioterapia ou a quimioterapia.

O importante é buscar sempre o tratamento mais adequado para cada tipo de tumor, de maneira que ele diminua as chances de deixar sequelas.