O câncer de boca pode afetar os lábios e o interior da cavidade oral, isto é, gengivas, bochechas, céu da boca, língua, além da região embaixo da língua. O câncer de boca é mais incidente em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior.
Principais formas de prevenir o câncer de boca:
As principais formas de prevenção ao câncer bucal é a abstenção do fumo e da ingestão de bebidas alcóolicas.
Além disso, manter uma boa higiene oral também é fundamental para diminuir as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil.
De acordo com a Faculdade de Odontologia da USP, a higiene bucal inadequada pode aumentar até quatro vezes as chances de desenvolvimento do câncer de boca.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.
Os principais sinais que devem ser observados são:
· lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias
· manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha)
· nódulos (caroços) no pescoço
· rouquidão persistente
Nos casos mais avançados observam-se os seguintes sintomas:
· Dificuldade para mastigar e engolir
· Dificuldade para falar
· Sensação de que há algo na garganta
Assim, realizar consultas periódicas a um médico especializado ou dentista contribui para uma boa saúde bucal, previne de forma efetiva esse tipo de câncer e proporciona um diagnóstico precoce. Assim, quando diagnosticado no início e tratado da maneira adequada, a maioria dos casos desse tipo de câncer (80% deles) tem cura. Geralmente, o tratamento envolve cirurgia oncológica e/ou radioterapia.
Fonte: Câncer de boca: sintomas, causas, prevenção e tratamento (saude.gov.br)