O tabagismo é responsável pelo desenvolvimento de aproximadamente 50 doenças, incluindo o câncer. A OMS estima que 4,9 milhões pessoas (mais de 10 mil por dia) morrem todos os anos em decorrência do cigarro, que contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, das quais pelo menos 70 são cancerígenas.
Fumar não faz mal à saúde somente daqueles que fumam. A fumaça produzida pelo cigarro prejudica até mesmo quem não fuma e os coloca na condição de tabagismo passivo, que também aumenta o risco de câncer de pulmão, infarto e doenças respiratórias.
Deixar de fumar é uma das decisões mais importantes na vida de um fumante. Estudos indicam que ex-fumantes precisaram tentar de 3 a 4 vezes até conseguirem parar definitivamente.
Parar de fumar requer planejamento e disciplina e os benefícios à saúde e bem-estar são sentidos logo nos primeiros momentos sem cigarros.
- Em 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
- Em 2 horas, não há mais nicotina no sangue.
- Em 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
- Em 2 dias, os aromas e sabores dos alimentos são mais percebidos.
Mas como paro de fumar?
- Nem sempre força de vontade é o suficiente para largar o fumo. Procure um médico. Ele pode indicar medicamentos e grupos de terapia cognitiva. Os remédios diminuem a ansiedade e o prazer causado pela nicotina.
- Use produtos de reposição de nicotina, como chicletes e adesivos. Eles aliviam a abstinência e não causam dependência porque têm baixos níveis do químico.
- Mude hábitos que reforçam o vício. Esses picos de vontade costumam durar 5 minutos – se você resistir a eles, conseguiu o mais difícil.
Que tal começar agora?
Fonte: