A tecnologia nos trouxe novas alternativas pouco invasivas para o tratamento do câncer.
A tecnologia no tratamento do câncer está cada vez mais avançada, aumentando as chances de cura e a qualidade de vida durante e depois da doença. Um exemplo é a cirurgia Citorredutora aliada à Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica (HIPEC), técnica que aplica quimioterapia diretamente em tumores no peritônio, localizado na área abdominal.
A novidade é que nos últimos anos, o tratamento contra a enfermidade se desenvolveu muito, seja no quesito tecnológico quanto na postura multiprofissional e atendimento caso a caso com os pacientes. Hoje temos um parque tecnológico completo para tratamento e diagnóstico precoce do câncer, além do acompanhamento com profissionais interdisciplinares, o que pode representar uma grande chance de cura.
Cirurgia
A utilização de cirurgia é considerada cada vez mais conservadora, causando uma excelente preservação dos órgãos. A cirurgia robótica, com fator pouquíssimo invasivo, reduz a dor, a perda de sangue a necessidade de remédios analgésicos. Desta maneira, a pessoa fica um tempo inferior internada no hospital e exibe resultados melhores. Nos Estados Unidos da América, o câncer de robótica já conta com aproximadamente 80% dos casos operados através de intervenção robótica. No entanto, o principal problema que restringe o uso em massa dessa técnica é o alto custo das operações.
Tratamento
Além disso, a quimioterapia começou a usar remédios específicos, como, por exemplo: os anticorpos monoclonais, os antagonistas hormonais, a terapia alvo-dirigida, entre outros.
No setor de radioterapia, nos dias de hoje, existem máquinas extremamente precisas, direcionadas para acabar apenas com o tumor, garantindo a integridade dos órgãos que permanecem saudáveis.
A abordagem em caráter multiprofissional conta com o diagnóstico precoce, o estudo molecular, o suporte ao paciente (nutricional, fono, fisioterápico e psicológico) e a aplicação das novas técnicas. Isso pode ser uma maneira adequada de tratar o câncer em um trabalho coletivo, pois os pacientes tratados em centros de atendimento multidisciplinar contam com excelentes resultados nos quesitos de sobrevida e qualidade de vida.
Fonte: