fbpx

+55 11 3842 1692

R. Afonso Braz, 644, Conj. 44 | SP

Horário de atendimento

Segunda - Sexta: 9h às 18h

CRM

115643

Entre em contato

atendimento@jponcologia.com.br

Câncer, Neoplasia e Tumor são a mesma coisa?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Nem todo tumor é câncer. Existem tumores benignos que crescem de forma organizada, sem desenvolver metástase, e tumores malignos que são sempre câncer.

Chama-se tumor benigno quando a proliferação das células é organizada, limitada e lenta, não provocando grandes riscos à saúde. Já o tumor maligno, também chamado de câncer, surge quando as células se proliferam de forma descontrolada, agressiva e com capacidade de invadir órgãos vizinhos, uma situação chamada metástase.

Qualquer pessoa pode desenvolver uma neoplasia, entretanto o risco costuma aumentar com o envelhecimento. Hoje em dia, a maior parte dos casos podem ser curados, mesmo nos casos de câncer, e, além disso, sabe-se que muitos dos casos podem ser prevenidos ao evitar-se hábitos como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas ou dieta desequilibrada, por exemplo.

O que é Neoplasia

A neoplasia engloba todos os casos de crescimento exagerado de um tecido, devido à uma proliferação incorreta das células, que pode ser benigna ou maligna. As células normais que formam os tecidos do corpo estão constantemente se multiplicando, o que é um processo normal para o desenvolvimento e sobrevivência, e cada tipo de tecido tem um tempo adequado para isto, entretanto, algum estímulo pode provocar mudanças no seu DNA que levam a defeitos neste processo.

Na prática, o termo neoplasia é pouco utilizado, sendo mais comum os termos “tumor benigno”, “tumor maligno” ou “câncer” para determinar a sua existência. Assim, todo tumor e todo câncer são formas de neoplasia.

  1. Tumor benigno

Tumor é o termo utilizado para relatar a existência de uma “massa”, que não condiz com a fisiologia do organismo e pode surgir em qualquer local do corpo. No caso do tumor benigno, este crescimento é controlado, com células que são normais ou apresentam apenas pequenas alterações, formando uma massa localizada, autolimitada e de crescimento vagaroso.

Raramente os tumores benignos representam um risco de vida, e costumam ser reversíveis quando o estímulo que os causou é removido, seja na forma de hiperplasia quanto de metaplasia.

  1. Tumor maligno ou Câncer

O câncer é um tumor maligno. Ele surge quando as células do tecido afetado têm um crescimento desordenado, que costuma ser agressivo, incontrolável e rápido. Isto acontece porque a multiplicação das células de um câncer não segue o ciclo natural, não havendo morte no período correto, e persistindo mesmo após a retirada dos estímulos causadores.

Por ter um desenvolvimento mais autônomo, o câncer é capaz de invadir tecidos vizinhos e provocar metástases, além de serem mais difíceis de tratar. O crescimento desordenado do câncer é capaz de provocar efeitos em todo o organismo, causando diversos sintomas e até a morte.

Como é feito o tratamento

O tratamento das neoplasias é feito de acordo com o tipo e com a extensão da doença. De um modo geral, são utilizados medicamentos antineoplásicos, como a quimioterapia, e tratamentos de radioterapia para destruir ou limitar o crescimento do tumor.

Em muitos casos também são indicados procedimentos cirúrgicos para remover o tumor e facilitar o tratamento ou diminuir os sintomas.

Como prevenir

Muitos dos casos de neoplasia podem ser prevenidos, principalmente aqueles que estão relacionados ao tabagismo, como o câncer de pulmão, ou ao consumo de bebidas alcoólicas, como o câncer de esôfago e fígado. Além disso, sabe-se que a alimentação pode estar relacionado ao surgimento de certos tipos de tumor.

Uma dieta rica em alimentos saudáveis como vegetais, grãos, azeite de oliva, castanhas, amêndoas, nozes podem ajudar a prevenir o desenvolvimentos de muitos casos câncer. Já os tumores de pele podem ser evitados com a proteção contra os raios ultra-violeta, com o uso de protetor solar, chapéus e evitando-se a exposição solar nos horários de maior radiação, entre as 10 e 16 horas.

Além disso, de tempos em tempos, são indicados exames específicos para a rastreio e detecção precoce de certos cânceres, como a mamografia para rastreio do câncer de mama, o toque retal para detecção do câncer de próstata e colonoscopia para rastreio do câncer de cólon, por exemplo.

Fonte: https://bit.ly/373Czja

Posts Relacionados

Como é a cirurgia para Câncer de Próstata?

Quando há indicação para a cirurgia do tumor prostático, o procedimento consiste em retirar a próstata. Já o tipo de cirurgia oncológica escolhida pelo(a)

Outubro Rosa

Este robô é capaz de detectar o câncer de mama em apenas 5 minutos https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/10/04/robo-de-cinco-dedos-capaz-de-diagnosticar-o-cancer-de-mama-em-cinco-minutos-e-desenvolvido-na-inglaterra-entenda.ghtml?utm_source=instagram&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo A medicina e a tecnologia se uniram

Deixe um comentário

COPYRIGHT © 2019 Dr. Jefferson Pierre | CRM 115643 
Desenvolvido por Mamutt Design